Regulamento

 

1. CONDIÇÕES GERAIS 

1.1) O concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão, promovido pela Coppe/UFRJ, com o apoio da Fundação Coppetec, integra o calendário comemorativo dos 50 anos da instituição e tem caráter exclusivamente cultural-recreativo, não havendo qualquer modalidade de sorteio ou pagamento por parte dos concorrentes inscritos.

1.2) O concurso é aberto a brasileiros e estrangeiros residentes em território nacional, portadores de documento de identificação válido, bastando efetuar a inscrição gratuita. Menores de 18 anos somente poderão participar devidamente autorizados por seu representante legal, mediante documento escrito. Membros das comissões organizadora e julgadora estão impedidos de participar do concurso.

1.3) No ato da inscrição, o candidato autoriza a veiculação de sua foto no site e nas redes sociais da Coppe, além dos demais canais de comunicação dos patrocinadores dos eventos dos 50 Anos da Coppe, com a finalidade exclusiva de divulgação do concurso.

1.4) Somente serão aceitas fotografias que retratem a Ilha do Fundão, de acordo com alguma das categorias apresentadas na Seção 2.

1.5) O envio da foto somente será aceito mediante o preenchimento da ficha de inscrição e aceitação do regulamento do concurso.  

1.6) Haverá uma exposição virtual das fotografias premiadas no hotsite do concurso.

1.7) Haverá uma exposição presencial das fotografias premiadas.

2. CATEGORIAS

O concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão terá três categorias: 

2.1) Ciência e Tecnologia: fotografias relacionadas às pesquisas (laboratórios, equipamentos, objetos, produtos obtidos e micrografias) desenvolvidas em algum dos laboratórios ou centros de pesquisa da UFRJ localizados na Cidade Universitária.

2.2) Vida no Campus: fotografias sobre os frequentadores da Cidade Universitária, incluindo alunos, professores, funcionários, moradores e prestadores de serviços em seus mais variados ambientes.

2.3) Natureza e Arquitetura: fotografias da fauna e flora da Cidade Universitária, das construções em geral, tanto da própria UFRJ como dos centros de pesquisa e prédios históricos e residenciais nela construídos. Observação: todas as categorias podem conter pessoas como protagonistas da imagem ou como elementos de sua composição. 

3. PERÍODOS E DATAS

3.1) Inscrição: o período para participar do concurso é de 31 de outubro de 2013 a 17 de janeiro de 2014.

3.2) Julgamento e apuração: a escolha das melhores fotografias pela comissão julgadora, bem como a apuração dos votos do júri popular, será feita entre os dias 18 de janeiro e 20 de fevereiro de 2014.

3.3) Divulgação: a divulgação dos premiados ocorrerá no dia 21 de fevereiro de 2014 por meio de envio de correio eletrônico aos participantes, publicação no hotsite do concurso (http://www.coppe50anos.com.br/vivailha) e publicação de post no perfil do Facebook da Coppe. (https://www.facebook.com/coppe.ufrj.br).

3.4) Premiação: a premiação será feita em cerimônia de abertura da exposição dos vencedores (em Março de 2014, em data a ser divulgada posteriormente), ou por meio do correio, caso o vencedor não possa comparecer.

4. MECÂNICA DO CONCURSO

4.1) Para participar, os interessados deverão, dentro do prazo previsto no Item 3.1: a) acessar a página do concurso (www.coppe50anos.com.br/vivailha) e ler o presente regulamento, submetendo-se irrevogavelmente a todos os termos e condições; b) acessar o link “inscreva-se” e fazer o cadastro gratuito no site do concurso; c) enviar suas imagens. 

4.2) Cada participante poderá enviar até 3 (três) fotografias, independentemente da categoria escolhida. As imagens, em formato JPEG, devem ter um mínimo de 2.000 pixels de lado menor, não podendo ultrapassar o tamanho de 10MB. 

4.3) Uma vez inscrita, a foto não poderá ser substituída.

4.4) As fotos inscritas no concurso serão arquivadas e disponibilizadas para visualização no hotsite somente após o encerramento das inscrições e poderão ser votadas pelo júri popular por meio de botão “curtir” na página da imagem.  

4.5) Serão automaticamente desclassificadas imagens ou títulos que contenham conteúdos impróprios/ofensivos e imagens que não atendam ao critério de participação do Item 2.Serão considerados impróprios ou ofensivos quaisquer imagens ou textos que: possam causar danos a terceiros, seja pela difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou danos morais; tenham conteúdo considerado obsceno e/ou pornográfico; contenham dados ou informação que constituem ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal); constituam ofensa à liberdade de crença e às religiões.

5. SELEÇÃO

5.1) A Comissão Julgadora selecionará três vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugares) em cada uma das três categorias do concurso. As decisões da Comissão Julgadora são soberanas, inclusive para avaliar e decidir sobre os casos omissos neste Regulamento. 

5.2) Por meio da votação do júri popular, serão ainda escolhidas três fotos vencedoras, independentemente da categoria em que tenha sido inscrita. 

5.3) A Comissão Julgadora avaliará as fotografias submetidas segundo os seguintes critérios: adequação à temática do concurso; qualidade técnica; criatividade; originalidade.

5.4) O participante não poderá acumular duas premiações.

5.5) Critério de desempate: em caso de empate na apuração da imagem vencedora pela escolha do júri popular, será adotada, como critério de desempate, a opinião da Comissão Julgadora.

6. PREMIAÇÃO

6.1) Serão ao todo 12 (doze) premiados: primeiro, segundo e terceiro lugares para cada uma das três categorias do concurso, escolhidos pela Comissão Julgadora, e primeiro, segundo e terceiro lugares escolhidos a partir da votação do júri popular, independentemente da categoria.

6.2) O prêmio dos vencedores dos primeiros lugares de cada uma das três categorias e da votação do júri popular será composto de uma câmera Canon EOS 7D Digital SLR Camera com EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS. 

6.3) O prêmio dos vencedores dos segundos lugares de cada uma das três categorias e da votação do júri popular será composto de uma câmera Canon EOS Rebel T5i DSLR Camera com EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM.  

6.4) O prêmio dos vencedores dos terceiros lugares de cada uma das três categorias e da votação do júri popular será composto de uma câmera Canon EOS Rebel T5i DSLR Camera with EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM. 6.5 Ao término do concurso, os vencedores receberão os prêmios em evento realizado na Coppe, onde serão expostas as fotografias premiadas.

6.6) Os autores das fotografias escolhidas receberão a devida comunicação dos promotores do evento, por correio eletrônico, e o resultado será publicado no hotsite e na página do Facebook da Coppe, conforme Item 7.1. 

7. COMUNICAÇÃO DOS GANHADORES  

7.1) A divulgação dos premiados ocorrerá no dia 21 de fevereiro de 2014, por meio de envio de e-mail aos participantes, publicação no hotsite do concurso (www.coppe50anos.com.br/vivailha) e publicação de post no perfil no Facebook da Coppe. 

7.2) Os vencedores terão até uma semana, após a divulgação dos premiados, para confirmar o recebimento da mensagem e dados para entrega do prêmio, caso queiram ou não estar presentes ao evento de premiação. Os vencedores, caso não sejam capazes de comparecer à cerimônia de premiação, poderão indicar representante para substituí-los. 

8 DISPOSIÇÕES GERAIS 

8.1) Desistência do prêmio: o ganhador que não responder à mensagem de confirmação de dados para entrega do prêmio, dentro do prazo estipulado no item 7.2 do presente regulamento, será considerado desclassificado do concurso e não receberá a premiação. O prêmio será entregue ao concorrente subsequente com o maior número de votos. 

8.2) Para finalidade exclusiva da ampla divulgação do concurso, ao se inscrever-se no concurso, nos termos deste regulamento, o participante automaticamente autorizará, por si mesmo ou por meio do seu representante legal, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, o uso gratuito e livre de qualquer ônus ou encargo de sua foto, seu nome, sua imagem, sua voz e de frase de sua autoria, em fotos, arquivos digitais ou não, ou em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, inclusive em televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, banners, outdoors, exposição e na internet, no território nacional ou internacional. 

8.3) Violação de direitos autorais de terceiros: o participante será o único e exclusivo responsável pela autoria da arte, e responderá por quaisquer violações e reivindicações de terceiros pela violação de direitos autorais e de imagem e eventuais perdas e danos causados ao autor da mensagem, isentando a Coppe e a Fundação Coppetec de qualquer responsabilidade.  

8.4) Responsabilidades: a Coppe e a Fundação Coppetec não se responsabilizam: 1. por nenhuma despesa suportada pelo participante para sua efetiva participação no concurso; 2. por qualquer ato do participante que implique danos, de qualquer natureza, à sua pessoa ou a terceiros; 3. pela autenticidade dos dados cadastrais.  

8.5) Ocorrência de fraudes de qualquer natureza: serão imediatamente desclassificados os participantes que cometerem fraude ou tentativa de fraude, de falsidade ideológica, e demais atos ilícitos previstos na legislação vigente, ficando inabilitados de concorrerem em qualquer categoria do concurso. 

8.6) Os premiados não poderão pleitear a conversão dos prêmios em dinheiro e, tampouco, a troca por outros itens. 

8.7) A responsabilidade da Coppe em promover, divulgar, apurar e premiar o participante ganhador se encerra no momento da entrega do prêmio.

8.8) Todas as despesas, taxas, impostos e emolumentos necessários para o pleno gozo dos prêmios serão de responsabilidade da Fundação Coppetec, sendo de responsabilidade desta a aquisição dos prêmios. 

8.9) A participação no presente concurso fotográfico acarreta aos participantes a aceitação total e irrestrita das condições deste regulamento.  

8.10) A Coppe, a seu exclusivo critério, a qualquer tempo, se julgar necessário, poderá alterar as regras constantes deste regulamento, bem como substituir qualquer um dos prêmios anunciados por outros de igual valor, mediante comunicação pública de tais mudanças no perfil da Coppe no Facebook e em nota na página de briefing do hotsite do concurso. 

8.11) A Coppe poderá interromper o concurso, se necessário for, mediante prévio aviso de 5 (cinco) dias, por meio de comunicação destinada a todos os participantes efetivamente inscritos, os quais, caso não concordem com os termos alterados, poderão cancelar a inscrição de participação no concurso, a fim de se liberarem das obrigações ora assumidas. 

8.12) A participação neste concurso fotográfico não gerará ao participante e/ou contemplado nenhum outro direito ou vantagem que não estejam expressamente previstos neste regulamento. 

8.13) As dúvidas não previstas neste regulamento serão julgadas pela Comissão Julgadora, acrescida de um representante designado pela Coppe, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis.   

 Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2013. 
Coppe/UFRJ Fundação Coppetec